Menu              Leia Também...
 
Biblioteca
Sustentabilidade perante incerteza: Metodologia para operação sustentável do sistema Coremas-Mãe D’Água , no semi-árido paraibano na presença de incertezas hidrológicas

MEMBROS:

Dr. Alcigeimes Batista Celeste (Bolsista CNPq-DCR)

Dr. Wilson Fadlo Curi

Dra. Rosires Catão Curi

 

RESUMO:

 

O presente projeto busca desenvolver e investigar técnicas de simulação e otimização aplicadas na operação de um sistema de múltiplos reservatórios sujeitos a diversas finalidades, e posteriormente estimar os índices de desempenho e curvas de garantia do sistema de forma a verificar a sustentabilidade dos mesmos.

As operações serão analisadas em intervalos de tempo mensal e diário. Procedimentos de simulação baseados na SLOP (Standard Linear Operation Policy), SLOP com racionamento, além de modelos de rede de fluxo (MODSIM, AcquaNet) serão utilizados. Modelos de otimização determinística e estocástica serão propostos e comparados com as técnicas de simulação. Para cada técnica, operações serão simuladas para vários cenários possíveis e, posteriormente, serão calculados indicadores de sustentabilidade do sistema. Com esses índices avaliar-se-á o desempenho dos vários modelos assim como a performance do sistema em vista das condições simuladas.

O estudo de caso será aplicado ao sistema interligado de reservatórios, Coremas-Mãe D’Água, na bacia do rio Piancó.




GOTA - Grupo de Otimização Total da Água
Prof. Wilson Curi